BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

PREVENIR, SALVAR E COMBATER .

Descrição

O Bombeiro Civil é um profissional específico na segurança contra incêndio de uma edificação ou de uma planta.

Na maior parte das empresas será dele a visão técnica dos pontos críticos e a orientação para minimizar ou inibir os riscos relacionados à segurança contra incêndio.


Deste profissional demanda outra necessidade, a gestão dos equipamentos de segurança contra incêndio.

Há dois momentos importantes das instalações dos sistemas de segurança contra incêndio:

1. Cuidado com o projeto de liberação da edificação antes de ser ocupadas, chamamos de medidas de proteção.

2. Cuidado com a edificação ou planta em uso/ocupada.

O bombeiro civil irá atuar no momento da ocupação da edificação, para isso é necessário um bom conhecimento da gestão dos equipamentos e dos sistemas de segurança contra incêndio.

O sistema de segurança contra incêndio é composto por diversos equipamentos, mas o bombeiro civil, na grande maioria, não aprende durante o curso como manter um bom funcionamento ou como orientar o bom gerenciamento.

Por isso há necessidade de aprofundar conhecimentos relacionados aos sistemas presente no ambiente protegido.

Os principais sistemas que devem fazer parte de vistorias internas e rotineiras são:

1 – Extintores de Incêndio,

2 – Hidrantes e Mangotinhos

3 – Chuveiros Automáticos (Atenção, mais conhecido como SPRINKLER)

4 – Sinalização e Iluminação

5 – Detecção e Alarme

6 – Saídas de emergência (rotas de fuga)

7 – Brigada de Incêndio

8 – Compartimentação (Atenção principal voltada para materiais de acabamento)

O Bombeiro Civil não é um brigadista.

A brigada de emergência ou brigada de incêndio é um grupo de pessoas voluntárias ou indicadas, ou seja, trabalha em outros setores  da empresa e sua tarefa principal não tem relação com a segurança contra Incêndio

Ela passa por treinamento de capacitação para executar vistorias promovendo a prevenção dos riscos e em um momento de emergência fará o combate e retirada das pessoas.

O Bombeiro Civil não é um bombeiro militar.

O bombeiro civil tem função muito diferente da função do bombeiro público, a atuação desses dois profissionais deve ser complementar em caso de incêndio.

O Bombeiro Civil deve saber o momento de acionar o Bombeiro Público, tendo em mente o tempo de resposta (tempo entre o acionamento do bombeiro público e a chegada no local da emergência) e os equipamentos que o bombeiro deverá fazer uso para atender aquela emergência


Obs.: O tempo de resposta necessário é aquele em que a ajuda externa, neste caso do bombeiro público, chegará com os equipamentos adequados à sua edificação.

O Bombeiro Civil deve concentrar esforços, na maior parte do tempo, na prevenção, para que o princípio de incêndio não ocorra.

Se o princípio de incêndio acontecer, ele deverá seguir um protocolo estabelecido, que consiste em primeiro orientar a retirada das pessoas, e só depois, iniciar o combate ao princípio de incêndio.

Neste caso, os procedimentos planejados devem estar escritos e claros para toda a equipe.

Neste planejamento deve estar definido o momento correto de acionar Corpo de Bombeiros local e como passar as informações de forma objetivas e clara.

A ABNT prevê o Bombeiro Civil desde 2000, quando foi lançado lançado a primeira ABNT/NBR 14608.

De lá pra cá, a norma passou por algumas correções e relançamentos.

De acordo com a NBR 14608/2007, o Bombeiro Civil deve ter feito treinamento e está capacitado para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências.

Ele vai atuar primeiro na proteção da vida, depois na proteção do meio ambiente e do patrimônio.

Conteúdo Programático
BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

NÍVEL

Curso Livre


TIPO DE FORMAÇÃO

CURSO LIVRE


DURAÇÃO

4 MESES


CARGA HORÁRIA

210 horas

Turmas Disponíveis

Semipresencial

PORTO VELHO-RO

  • FREQUÊNCIA
    Terça
  • HORÁRIO
    18:00 (Noite)
  • INÍCIO
    03/02/2020
    -
    TÉRMINO
    03/02/2020

R$ 5x 200,00

Perguntas Frequentes

O que vem à sua cabeça ao imaginar o trabalho de um Bombeiro Civil? Um profissional utilizando um extintor durante o combate a um princípio de incêndio?

A resposta está certa, mas é bom você saber que a atuação do Bombeiro Civil é bem mais ampla. Ele atua não só no combate a incêndios, mas também na prevenção e no atendimento a outras emergências dentro de empresas e eventos. Até o ano 2000, essa função era exercida exclusivamente de forma cumulativa e voluntária pelos próprios funcionários das empresas. Esses colaboradores eram treinados para atuar em situações de risco, compondo as chamadas Brigadas de Incêndio. A partir de 2000, a Norma Técnica NBR 14.608 passou a estabelecer algumas exigências para determinar o número mínimo de bombeiros profissionais civis em uma edificação, bem como sua formação, qualificação, reciclagem e atuação.